Sexta-feira, 06 de maio de 2016
Última Modificação: 26/01/2017 15:12:48 | Visualizada 808 vezes
Ouvir matéria
No início da tarde de hoje (06/05) a população de Fernandes Pinheiro passou a contar com os serviços prestados pelo CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social. Enquanto não é liberada pelo Governo do Estado a construção da sede própria, o CREAS está funcionando nas dependências da Secretaria do Bem Estar Social. Em parte, as ações são custeadas pelos governos Estadual e Federal. A equipe do CREAS é formada por assistente social, psicólogo e advogada.
O serviço de proteção especial do CREAS organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado destinado a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social por violação de direitos.
Dentro do CREAS é ofertado o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos – PAEFI. Esse serviço visa o enfrentamento de situações que envolvam violência, fragilização e rompimento de vínculos familiares, comunitários ou sociais. Neste sentido se destacam algumas situações: violência física, psicológica, negligência, abandono, violência sexual, situação de rua, trabalho infantil, entre outras.
Esse novo serviço implantado em Fernandes Pinheiro dará apoio e atenção as pessoas que vivem essas situações, bem como vai trabalhar no fortalecimento da função protetiva e superação da situação em que vivem.
Conforme disse o prefeito Oziel Neivert, com apoio do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, o convênio com o Governo Estado para construção da sede própria do CREAS está firmado e o local para construção está aprovado. “Todas as etapas burocráticas foram vencidas. Agora só falta o Estado realizar a obra”, observou o prefeito.
Comandada pelo maestro Rondon, a Fanfarra de Fernandes Pinheiro, devido a chuva, fez uma rápida apresentação protegida por uma tenda, mas chamou a atenção dos presentes pela evolução apresentada desde a última apresentação, ocorrida em dezembro do ano passado na abertura da Festa da Costela. “Estou orgulhosa de vocês”, disse a secretária do Bem Estar Social, Eliane Neivert, mentora da criação da fanfarra.
A cerimônia teve a participação de Celso Specht, representante do secretário de Justiça e deputado Artagão Júnior; Sidnei Jorge, chefe do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social; vereadores Celso Hoppe, Arildo Andrade e Márcia Déa e da equipe técnica do CREAS.
Após a instalação, todos os presentes puderam conhecer a estrutura do CREAS.