Cirurgi?o-Dentista Dr. St?fano Luiz Pietrobon Gregio destaca orienta?es para pacientes portadores de pr?tese

Setor de Odontologia de Fernandes Pinheiro repassa informa?es para quem se utiliza de pr?teses

Quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Última Modificação: 26/01/2017 15:20:37 | Visualizada 371 vezes


Ouvir matéria

Desde o mês de junho trabalhando no Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro,  o Cirurgião-Dentista,  Dr. Stéfano Luiz Pietrobon Gregio,  trabalha na Sede do município nas quintas e sextas-feiras e nas segundas, terças e quartas-feiras,  desenvolve o seu trabalho atendendo os pacientes da região de Assungui, que se localiza na área rural do município.

Stéfano, como também seus colegas que atendem no município, prestam atendimento geral e atendimento de  urgências  para a população e caso se faça necessário, encaminha seus pacientes para o Centro de Especialidades que está localizado no município vizinho de Irati.

O cirurgião-dentista, destaca e alerta os pacientes que são portadores de próteses ( chapa) ou também das próteses parcial removível (conhecidas popularmente como pereréca).

Ele salienta que a utilização da prótese dentária está indicada para todo aquele paciente que ao longo da sua vida, acabou perdendo seus dentes naturais por diversas razões como cáries, doenças periodontal, traumas e fraturas.

A prótese dental, tem a capacidade de devolver ao paciente, a função mastigatória, o restabelecimento estético e fonético e desta forma acaba repercutindo de forma positiva para a melhora na qualidade de vida e bem estar social do indivíduo.

Para esse objetivo,  é de fundamental importância que a prótese esteja perfeitamente adaptada as estruturas anatômicas do paciente (maxila e mandíbula), e não havendo essa correta harmonia da prótese com os tecidos adjacentes do paciente,  origina-se um desequilíbrio de todo o sistema  estomatognático.

Problemas relacionados com a estabilidade oclusal,  por exemplo,  podem gerar um desgaste da articulação temporo-mandibular, reabsorções ósseas e aumento da mobilidade dental.

É importante enfatizar a dupla responsabilidade da manutenção da prótese dental,  que se inicia pelo controle e orientação por parte do profissional cirurgião-dentista, e também a higienização e cuidados também mantidos pelo paciente.

Existe uma relação direta entre doença  periodontal e prótese dentária,  principalmente nos dentes vizinhos aos grampos, local onde ocorre predisposição de acúmulo de restos alimentares.

A severidade da doença  periodontal  vai depender do tipo de bactéria presente, a imunidade do paciente,  paciente com diabetes,  fumantes entre outros.

Já para os portadores de prótese total (chapa), as infecções fúngicas são as mais comuns.

Alguns cuidados devem ser adotados e matidos  pelo paciente como por exemplo,  a escovação corretamente dos dentes pelo menos três vezes ao dia e escovação também na língua.

Também a importância do uso regular do fio dental e os pacientes desdentados devem utilizar raspador de língua.

Ele salienta também sobre a escovação da prótese dental e de preferência com detergente neutro ou sabão e sempre após as refeições.

Diariamente, antes da ultima limpeza da prótese,  realizar a desinfecção com solução de água oxigenada ou vinagre branco por 15 minutos ( 1 colher de sopa e completar o restante com água até que a prótese esteja submersa) e duas vezes por semana com cloro 0,5% durante o período de 10 minutos.

Entre as orientações,  o profissional destaca que é importante dormir sem a prótese para que ocorra a reparação dos tecidos.

Stéfano,  complementa  dizendo que todas essas regras são muito importantes para o paciente portador de prótese,  a manter o equilíbrio de sua saúde bucal e no entanto,  não se deve descartar a consulta periódica ao seu dentista.

 

 Galeria de Fotos

 Veja Também