Exposi??o poder? ser levada a escolas da regi?o

A sede em construção da Associa&cced

Segunda-feira, 25 de maio de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:19:14 | Visualizada 522 vezes


Ouvir matéria

A sede em construção da Associação de Apicultores e Meliponicultores de Fernandes Pinheiro (Amfepi) foi palco, no dia 11 de abril, da exposição “Abelhas nativas sem ferrão”. Em breve, a exposição estará aberta a interessados e poderá ser levada a escolas da região de Fernandes Pinheiro.

No acervo, que hoje pertence à Associação, há caixa racional (construída pelo homem) com réplica de família de abelha sem ferrão utilizada em atividades de educação ambiental, troncos utilizados na midificação (construção de ninhos) dessas espécies, insetário com espécies de abelhas sem ferrão encontradas na região, banners explicativos e álbuns com fotos de cursos, palestras e treinamentos realizados pela Amfepi desde sua fundação. Na ocasião da exposição foi realizada degustação de méis de abelhas com ferrão de diferentes procedências.

Abelhas sem ferrão

Importante instrumento de educação ambiental, as abelhas sem ferrão são responsáveis por até 90% da polinização das plantas nativas, além de polinizarem também culturas agrícolas,árvores frutíferas e plantas florestais.

O Brasil possui aproximadamente 80% das espécies de abelhas sem ferrão conhecidas no mundo. Só no Paraná existem 33 espécies. Algumas correm sério risco de extinção.

O apicultor Antônio Veretiski trabalha no ramo há três anos e já está investindo nas abelhas sem ferrão.Um dos objetivos dele é reproduzir e vender famílias da abelha mirim, uma das espécies sem ferrão. 

No ramo há bem mais tempo, 17 anos, o apicultor Afonso Klosowski só maneja abelhas com ferrão, mas pretende iniciar a criação de abelhas sem ferrão. Ambos tiveram contato com essas espécies por meio de cursos organizados e promovidos pela Amfepi. De acordo com Klosowski, o suporte oferecido pela Associação é de grande importância para os associados. “Sem a Associação somos uma formiga perdida no meio da floresta”.

Sobre a Amfepi

Fundada em 1° de maio de 2007, a Amfepi conta com parceria da Prefeitura de Fernandes Pinheiro e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Hoje com 25 associados, tem entre seus objetivos o intercâmbio técnico, social e cultural visando incrementar a apicultura racional no município de Fernandes Pinheiro; a realização de exposições, feiras e promoções para estimular o consumo de mele outros produtos da apicultura; a colaboração com o ensino público e particular, por meio da realização de palestras, cursos e empréstimo de materiais apícolas para feiras e exposições de ciências, além da defesa da natureza.

A sede da Associação, localizada em Bituva das Campinas, município de Fernandes Pinheiro, está sendo construída pelos associados em sistema de mutirão, com o apoio da Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro. O grupo espera poder, em breve, inaugurar a sede para contar com espaço adequado para as atividades previstas.

Para mais informações sobre a exposição, falar com o presidente da Amfepi, Ivalmor Caragnato, pelo telefone (42) 3459-5111, ramal 36.

Carolina Lara

 Galeria de Fotos

 Veja Também