Projeto de incentivo à leitura leva cultura para alunos de escolas municipais do interior

Segunda-feira, 20 de maio de 2019

Última Modificação: 14/10/2019 14:18:35 | Visualizada 678 vezes


Ouvir matéria

A Boreal Companhia de Teatro estará em Fernandes Pinheiro (31 de maio), com o projeto “Sete Mares de Histórias”, realizando apresentações gratuitas para alunos do ensino fundamental do município. O objetivo principal é incentivar a leitura entre as crianças de cinco a dez anos de idade. “Nós queremos fazer com que as crianças saiam da contação de histórias e queiram ir direto para a biblioteca buscar um livro, onde elas possam encontrar uma aventura, imaginar outras coisas, sentir, experimentar outros lugares, outras vozes”, diz a diretora Cris Betina Schlemmer.

A história que será contada é inédita e foi criada durante o processo de ensaios. A personagem principal é a Capitã Tranças Longas, uma filha de pirata que viaja os sete mares vivendo aventuras e encontrando tesouros. “Só que os tesouros que ela encontra não são tesouros como pedras preciosas ou moedas de ouro. Ela encontra objetos que talvez sejam descartáveis para outras pessoas, mas que para ela têm muito valor, pois ela os transforma, dá outro sentindo e tudo vira brincadeira”, explica Cris Betina. A personagem foi inspirada nas histórias da Pippi Langstrumpf, aqui no Brasil conhecida como Pipi Meialonga, da escritora sueca Astrid Lindgren. 

A ideia também é instigar a imaginação das crianças. “Nós queremos passar a autonomia que a personagem tem: uma criança corajosa, que quer desbravar o mundo, tem vontade de viver, de conhecer, de aprender. Nas histórias também falamos de outras culturas, comidas diferentes, outros sabores da vida que acabamos experimentando quando saímos um pouquinho do nosso território cotidiano. Isso não quer dizer que as crianças precisam ir fisicamente para o Japão ou França, mas a imaginação e a leitura podem levá-las a qualquer lugar. Existem várias maneiras de viajar sem sair do lugar”, consideram.
As apresentações serão realizadas pela atriz Thyane Antunes, que conta com a música como principal aliada para atrair e manter a atenção das crianças. “O grande desafio do projeto é justamente esse: fazer com que as crianças se identifiquem, participem da história”.

 Galeria de Fotos

 Veja Também