ESCOLAS MUNICIPAIS / ESCOLA ESCOLHIDA

Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro- Paraná

Responsável: Diretor: Jeferson Alves Pires

Endereço: Assungui de Cima- CEP 84.535-000

E-mail: costaesilvaescolapresidente@gmail.com


Telefone : Comercial: (42) 3459-5111



Serie: 2º Ano

Turno: Manha

Quantidades de Alunos: 13

Serie: 3º Ano

Turno: Manha

Quantidades de Alunos: 15

Serie: 4º Ano

Turno: Manha

Quantidades de Alunos: 18

Serie: 5º Ano

Turno: Manha

Quantidades de Alunos: 16

Serie: 1º Ano

Turno: Tarde

Quantidades de Alunos: 5

Serie: Infantil IV

Turno: Tarde

Quantidades de Alunos: 15

Serie: Infantil V

Turno: Tarde

Quantidades de Alunos: 19

A Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva- Educação Infantil e Ensino Fundamental, está localizada e situada na localidade de Assungui, área rural do município de Fernandes Pinheiro-PR.

Mantida pela Prefeitura Municipal, atende atualmente a 108 alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental de 1º ao 5º Ano, sendo os mesmos pertencentes a  7 comunidades como, Manduca, Balão Primeiro, Assungui, Colônia São Lourenço, Paiol Velho, Bituva dos Lopes e a comunidade de Bituva das Campinas.

A localidade de Assungui é a sede, sendo que Paiol Velho fica a 4km de distância, Balão Primeiro ( 5km), Manduca ( 4km), Colônia São Lourenço ( 7 km), Bituva dos Lopes ( 6 km) e Bituva das Campinas ( Fica a 10 km de distância), com faixa etária que compreende alunos entre os 4 anos até 13 anos.

A partir do ano de 2009, a escola passou a atender a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de  9 anos, do 1º Ano ao 5º Ano, tendo que funcionar em dois períodos e ainda passar por algumas adaptações, antes do início do período letivo para melhor atender aos alunos.

A escola foi criada através da Resolução nº 3339/82 de 06/12/1982- D.O.E. 13/01/1983 e está atendendo alunos vindos de outras três escolas multisseriadas, José de Alencar, da comunidade de Manduca, D. Pedro Primeiro, da comunidade de Balão Primeiro e Nossa Senhora da Conceição, da comunidade de Assungui de Baixo.

A partir do ano de 2008, a escola passou a atender alunos da comunidade de Bituva das Campinas e Bituva dos Lopes.

A escola de Assungui está localizada a aproximadamente 20 quilômetros do Núcleo Regional de Educação, situado no município de Irati.

As atividades na escola iniciaram há aproximadamente 75 anos, como escola primária, que oferecia ensino até a 3ª Série.

Na época, apenas uma sala de aula funcionava com três séries ao mesmo tempo e com o passar dos anos, institui-se a 4ª Série e foi construída mais uma sala de aula, passando a mesma a funcionar em dois períodos.

Percebendo a dificuldade de se trabalhar com salas multisseriadas, a administração municipal, nuclearizou as quatro escolas que funcionavam neste sistema de ensino já citadas anteriormente no histórico da escola e no dia 01/04/2005, foi inaugurada as novas instalações da referida escola.

O Ensino Integral funciona de segunda-feira à sexta-feira, nos horários das 13:00 às 16:00 nas dependências físicas do próprio prédio da escola municipal.

Acontecem oficinas de soninho, cineminha, parquinho e recreação ( alunos do pré e do 1º ano) e esporte, literatura, matemática, horta, teatro, dança, português, informática, inglês, leitura, jiu-jitsu, música e tarefa escolar para alunos do Pré e 1º Ano e também para alunos do 2º, 3º, 4º e 5 º Anos.

O Diretor da instituição de ensino é Jeferson Alves Pires.

Anexos

 Fotos das Escolas

Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR Secretário Escolar Ivalmor Pedro Caragnato Secretaria da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva de Assungui- Fernandes Pinheiro-PR