Na data de ontem (28), a Secretaria de Estado da Saúde confirmou a ocorrência em Fernandes Pinheiro de 3 casos da variante Delta do SARS-CoV2, originada da Índia. É denominada como “variante de atenção/preocupação” por alterar o comportamento do coronavírus, ser mais transmissível do que as linhagens anteriores de forma que altera o curso da pandemia. Não há evidencias, até o momento, de que as infecções pela variante Delta provoquem casos mais graves ou óbitos.
Os casos confirmados são residentes do município e possuem vínculo epidemiológico.
Primeiro caso: paciente masculino, 58 anos, com comorbidades. Iniciou com sintomas de COVID e Positivou no RT-PCR no dia 25/06.
Após, evoluiu com piora clínica sendo encaminhado para internamento no dia 02/07 em UTI, permanecendo por 27 dias. No dia de hoje (29) permanece internado em enfermaria.
Segundo caso: paciente feminina, 59 anos, com comorbidades.
Apresentou sintomas de COVID foi e foi diagnosticada em 04/07. Encaminhada para internamento em enfermaria no dia 04/07, recebeu alta em 11/07 e permanece bem.
Terceiro caso: paciente masculino, 60 anos, com comorbidades. Apresentou sintomas gripais e teve RT-PCR positivo para COVID em 06/07. Apresentou piora clínica e internou em enfermaria no dia 07/07, recebendo alta em 13/07, permanece bem.
Em 14/07, a Vigilância Epidemiológica de Fernandes Pinheiro recebe o comunicado, através da 4° Regional de Saúde, da suspeita da infecção pela variante Delta em pacientes com o RT-PCR realizado pelo Lacen-PR e pois foram detectadas mutações que poderiam ser sugestivas da variante Delta e que as amostras estariam sendo encaminhadas para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz para realização do sequenciamento genético e possível confirmação. Frente ao comunicado foi realizada investigação epidemiológica dos casos e rastreamento de todos os contatos.
Juntamente com esses casos, outros pacientes residentes em Fernandes Pinheiro encontram-se em investigação para a variante delta e possuem vínculo epidemiológico com os primeiros casos, sendo possível afirmar a presença de transmissão comunitária local.
Os três pacientes confirmados para a variante delta possuíam somente a primeira dose de vacina contra a COVID-19.
Todas as vacinas são seguras e eficazes, protegem a população contra as formas moderadas e graves, mas é importante salientar que nenhuma vacina protege 100%, e segue sendo uma medida de controle coletivo e mesmo vacinado é necessário manter as medidas de prevenção como: distanciamento social, higiene exaustiva das mãos, uso de máscaras e tantas outras já amplamente difundidas.
A avaliação das variantes circulantes tem importância epidemiológica não sendo necessárias para a avaliação individual de cada caso ou definição de manejo clínico para os casos de COVID-19.
Frente a confirmação de 3 casos da variante Delta, intensificaram-se as medidas de vigilância da pandemia em Fernandes Pinheiro.
Por enquanto, solicitamos a toda a população que mantenham as medidas de prevenção, realizem o isolamento domiciliar diante de sintomas gripais, procurem atendimento médico e testagem sempre que indicado.