Segunda-feira, 13 de junho de 2016
Última Modificação: 26/01/2017 15:12:32 | Visualizada 691 vezes
Ouvir matéria
A chegada de um filho sempre traz muitas mudanças na vida de uma família. Em busca de preparar, especialmente a mãe para esse momento, a Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde de Fernandes Pinheiro, criaram uma iniciativa para orientar sobre esse momento.
“A ideia é informar as mães sobre esse momento. Mostrar que tudo se trata de um processo natural, e elas estarem bem informadas vai ajuda-las a vivenciar essas novas situações com mais tranquilidade”, afirma o secretário de Saúde, Amauri Klossowski.
A iniciativa começou a ser desenvolvida neste mês de junho junto as gestantes. “É um curso que segue junto com o pré-natal. Durante os encontros elas participam de atividades como a elaboração de lembrancinhas, confecção de enfeites para o bebê, entre outros trabalhos manuais”, comenta o secretário.
Ele conta que toda o material é disponibilizado pelo Município, e ao final, as peças produzidas pelas futuras mães podem ser levadas para casa. “Além de elas estarem já preparando o enxoval, também aprendem algo novo e trocam informações entre si”, fala.
Klossowski comenta que esse é um dos principais focos da ação, a troca de informações. “É muito importante que elas dividam suas experiências, seus medos, e também compartilhem o que já sabem, o que aprenderam com suas mães, com as suas avós”, relata.
Iniciativa
A ação junto as gestantes de Fernandes Pinheiro teve início neste mês de junho e deve ser realizada toda quinta-feira a partir das 13h, em uma sala na ação social. “No primeiro encontro tivemos a participação de 12 gestantes. Ainda estamos avaliando, mas a intenção é ir melhorando cada vez mais”, relata.
Kit maternidade
As mães que realizarem pelo menos sete consultas de pré-natal e estiveram participando dos encontros promovidos com as gestantes irão receber um kit maternidade. “São itens essenciais para a saída do bebê do hospital e para os primeiros momentos na chegada em casa”, diz.
O kit é composto de 16 itens, entre eles: uma banheira, um cobertor, uma manta, um macacão, shampo, bolsa, fraldas, entre outros.
BOX
Dicas de cuidados
Banho - evite usar sabonetes ou xampus muito perfumados. Dê preferência ao sabonete neutro de glicerina.
Umbigo - dê o banho normalmente, mesmo que não tenha caído o coto umbilical. Lembre-se apenas de secá-lo bem e passar álcool 70% até que caia.
Roupas - evite roupas de lã, mesmo aquelas intituladas antialérgicas. Dê preferência às roupinhas de algodão, plush e atoalhadas. Lave-as com sabão de coco.
Banho de sol - é importante para a incorporação do cálcio ao osso. O ideal é tomar banho de sol por 10 a15 minutos, antes das 10h ou após às 16h. Não se esqueça de proteger os olhos de seu bebê. O banho de sol pode ainda ser terapêutico e prescrito pelo médico no caso de icterícia fisiológica, acelerando o desaparecimento da mesma.
Vacinas - a maioria das maternidades atualmente já aplica a vacina BCG (para prevenção da tuberculose) e a primeira dose da hepatite B. Cheque se o seu bebê foi realmente vacinado, caso contrário, procure um posto de saúde
Peso: o peso médio ao nascer está em torno de 3Kg. Nos primeiros dias de vida, pode haver uma perda de até 10% de peso do nascimento, que se recupera até o 10º dia de vida. Existe um cálculo simplificado para você saber se o seu bebê está com ganho adequado de peso:
-1º trimestre de vida: o bebê ganha em torno de 25 a 30 gramas/dia, o que corresponde a aproximadamente 900 g/mês.
-2º trimestre: 20 g/dia ou aproximadamente 600g/mês.
-3º trimestre: 15 g/dia ou aproximadamente 450 g/mês.
-4º trimestre: 10 g/dia ou aproximadamente 300 g/mês.
Adriana Souza/Folha de Irati