Quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Última Modificação: 26/01/2017 15:15:58 | Visualizada 507 vezes
Ouvir matéria
Fernandes Pinheiro é um dos municípios da região que não possui nenhum foco do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor das doenças: Dengue, Zica vírus e Chikungunya. A notícia foi repassada pela Secretaria Municipal de Fernandes Pinheiro após a coleta de 13 amostras que estavam distribuídas em pontos estratégicos na área urbana e rural.
"Esse é a primeira amostragem, serão realizadas outras três. Durante todo o mês, as armadilhas serão coletadas semanalmente para avaliar se há presença de focos do mosquito Aedes aegypti", explica o secretário Municipal de Saúde, Amauri Klossowski.
Apesar de a primeira amostragem ter dada negativa, o secretário ressalta que é preciso que a comunidade continue em estado de alerta. "Cada um precisa fazer a sua parte, as doenças causadas pelo mosquito estão se espalhando rápido, então é preciso que façamos a lição mais importante que é não deixar ambiente propício para a criação e proliferação do agente transmissor das doenças", fala.
Klossowski comenta que as armadilhas foram espalhadas estrategicamente pela cidade. "Elas estão em áreas com potencial de risco. Queremos que a população se mantenha firme no propósito de deixar sua casa limpa e ficar atenta aos lotes vizinhos. Na luta contra o mosquito a participação de todos é fundamental", avalia.
Para dar assistência ao trabalho de prevenção e combate ao mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro conta com três equipes de agentes que constantemente estão visitando as casas e reforçando as informações à população.
"O risco de proliferação deste mosquito, que transmite a dengue, o zika, e o chikungunya neste período é muito alto, tendo em vista que é um momento de chuva e muito calor", conclui.
Adriana Souza/Folha de Irati