Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Última Modificação: 26/01/2017 15:15:58 | Visualizada 563 vezes
Ouvir matéria
Parar de fumar é uma mudança de vida, além de coragem é preciso persistência e apoio a essa decisão. Por conta disso, o município de Fernandes Pinheiro começa a desenvolver o Programa de Combate ao Tabagismo. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde e do Instituto de Combate ao Câncer (Inca), que desenvolve o programa em parceria com os municípios.
O primeiro grupo formado teve o encerramento de suas atividades essa semana. Inicialmente, eram 15 participantes, mas foi finalizado com nove. "É normal que algumas pessoas desistam, parar de fumar é um desafio, às vezes não é na primeira vez que se consegue. Mas, consideramos muito positivo nove pessoas terem conseguido, e todas estão muito confiantes", conta a psicóloga Simone Eliza Fabris, que coordena o Programa de Combate ao Tabagismo em Fernandes Pinheiro.
Um novo grupo já está inscrito e começará as atividades em março. "São quatro sessões, sempre às quartas-feiras das 13h30 às 15h, uma em cada semana, e após a finalização há reuniões mensais de acompanhamento", relata Simone.
Além do compartilhamento das histórias, dificuldades e situações vividas pelos integrantes que decidiram abandonar o vício, os ex-fumantes contam com o apoio psicológico, médico e farmacêutico do programa. "Eles recebem adesivos de nicotina e um ansiolítico para ajudar a amenizar a abstinência do vício. Temos notado que relatar suas vivências tem fortalecido a decisão deles de largar o cigarro, principalmente pelas melhoras na saúde que eles percebem já nos primeiros dias", menciona Simone.
RELATOS
Roseli Terezinha Ferreira fumou 27 anos, e está há 15 dias sem fumar. "Estou me sentindo muito bem, mas não está sendo nada fácil. Cada dia é uma superação. Aqui em Fernandes todo mundo me conhece, já fumei com pessoas da cidade inteira. Quando conto que parei de fumar as pessoas não acreditam", brinca Roseli.
Ela tomou a decisão por saber dos riscos desencadeados pelo tabagismo. "Trabalho na área de saúde, sempre soube o mal que o cigarro faz, mas como que eu ia falar para as pessoas que o cigarro faz mal sendo que eu fumava. Vi muitas pessoas lutando contra doenças por causa do cigarro, mas agora consegui, sinto-me muito feliz em me libertar disso", fala Roseli.
Leoni Terezinha Ferreira Ribas fumou por 35 anos e está também há 15 dias sem cigarro. "Tentei várias vezes parar, mas sozinha eu não conseguia. Meus filhos sempre pediam para eu parar, eles têm nojo de cigarro, mas o vício era mais forte que eu. Mas depois de enfrentar vários problemas de saúde, vi que não tinha mais jeito, tinha que parar, e isso foi bem no momento que o grupo surgiu. Estou conseguindo e muito dessa conquista é por estar dividindo esse momento com outras pessoas que estão vivendo o mesmo que eu", explica Leoni.
Outra história é do casal José Dirceu Bonfim que fumou por 25 anos e da sua esposa Regina Fernanda de Goes que fumou por 12 anos. "Decidimos parar depois que o médico me diagnosticou com um enfisema, sempre quis parar, mas depois dessa notícia vi que não podia mais esperar. Aí cheguei em casa e conversei com a minha esposa e resolvemos os dois parar", conta.
Bonfim que há quatro anos superou o alcoolismo, agora luta contra o tabagismo. "Faz uma semana que paramos de fumar lá em casa, até nossa filha, que tem sete anos está passando pela crise de abstinência, realmente não está sendo fácil, mas acredito que juntos vamos conseguir", fala Regina.
INFORMAÇÕES
Quem tiver interesse em parar de fumar, pode participar do grupo. Para isso, a pessoa deve procurar a Secretaria Municipal de Fernandes Pinheiro onde poderá ter mais informações, ou ainda através do telefone (42) 3459 1253.
Adriana Souza/Folha de Irati