Regulamento da 1ª Copa Verão de Futebol de Fernandes Pinheiro

Sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Última Modificação: 26/01/2017 15:16:04 | Visualizada 338 vezes


Ouvir matéria

PREFEITURA MUNICIPAL DE FERNANDES PINHEIRO

Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes

Departamento de Esportes

1ª COPA VERÃO DE FUTEBOL DE FERNANDES PINHEIRO

REGULAMENTO GERAL

O regulamento geral é o conjunto de normas que regem e organizam os jogos da 1ª Copa Verão de Futebol de Fernandes Pinheiro. Os atletas, técnicos, dirigentes e demais membros das equipes que participarem desta competição serão considerados conhecedores das leis desportivas, bem como das regras e deste regulamento, e assim se submetem, sem reserva alguma, a todas as conseqüências que dele possam emanar.

FINALIDADE

A 1ª Copa Fernandes Pinheiro de Futebol, tem como objetivo promover a inserção do desportista no ambiente esportivo saudável, favorecendo o processo de formação esportiva, proporcionando ao mesmo a possibilidade de desenvolver a autodisciplina e o autocontrole, o respeito mútuo, o companheirismo e espírito de equipe, além, de proporcionar à aquisição e o desenvolvimento das habilidades motoras relacionadas a prática esportiva do futebol.

DA ORGANIZAÇÃO E DAS INSCRIÇÕES

A 1ª Copa Verão de Futebol de Fernandes Pinheiro é uma promoção da Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro e realização do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo e Esportes.

A inscrição será gratuita para equipes e atletas.

As taxas de arbitragem serão custeadas pela Prefeitura Municipal.

Após o Congresso Técnico, definidas as inscrições, não haverá substituição, nem acréscimo de atletas.

Cada atleta poderá ser inscrito por uma única equipe. Se o atleta for inscrito por mais de uma equipe, e não tenha sido relacionado em nenhum jogo, o mesmo deverá optar em que equipe atuará. A equipe que atuar (jogar) com atleta irregular estará automaticamente eliminada da competição.

Na hipótese de eliminação da equipe da competição, ela perderá a partida, e automaticamente haverá, pela Comissão Organizadora, a devida readequação da tabela / chave para o prosseguimento da competição.

Para ser deferida a inscrição cada equipe deverá inscrever no mínimo 15 (quinze) e no máximo até 22 (vinte e dois) atletas.

Serão permitidos para fins de identificação na 1ª Copa Fernandes Pinheiro de Futebol os seguintes documentos: a) Carteira de identidade (RG) (Original ou Fotocópia); b) Documento de identidade expedido pelo Ministério do Exército, Marinha ou Aeronáutica (Original ou Fotocópia); c) Carteira de Motorista (Original ou Fotocópia Autenticada);

Poderão participar da 1ª Copa Fernandes Pinheiro de Futebol, três atletas de Fernandes Pinheiro ou da região e mais três atletas convidados que não estejam vinculados a equipes ou entidades (Ligas, Federações, Clubes e outras).  

Mesmo não tendo atuado pela equipe na qual está inscrito na Liga, o atleta é considerado amador.

Durante a partida será permitido a substituição de até 8 (oito) atletas.

O Congresso Técnico será realizado no dia 19 (dezenove) de janeiro de 2016, às 18 horas, na sala de reuniões do Departamento de Esportes, localizada na Rodoviária Municipal.

A Competição obedecerá às regras do jogo de futebol, tal como definidas pela International Football Association Board (FIFA).

Uma partida somente poderá ser iniciada se cada equipe apresentar-se com um mínimo de 7 (sete) atletas, incluindo o goleiro.

A equipe que, por não apresentar o número mínimo de atletas, após 10 minutos de tolerância, seguindo o horário de tabela, ou dando causa a não realização do jogo ou ainda ficar reduzida a menos de 7 (sete) atletas no decorrer do mesmo, será considerada perdedora por W.O. Naturalmente será mantido o placar caso, no momento da aplicação do WO, a equipe adversária esteja ganhando por mais gols. Em caso de contusão que impeça à equipe permanecer com o número mínimo de atletas permitido, o árbitro aguardará por até 15 (quinze) minutos o restabelecimento do(s) atleta(s) contundido(s) antes de dar por encerrado o jogo. Não restabelecido e abandonando o campo, aplicar-se-á o WO e seus efeitos.

Se as duas equipes não tiveram o número mínimo de atletas para o início da partida, ambas serão eliminadas.

A 1ª Copa Verão de Futebol de Fernandes Pinheiro será disputada através do sistema de dupla eliminatória.

Entende-se por eliminatória dupla o sistema em que todos os perdedores têm uma segunda chance de disputa, passando a fazer parte de uma repescagem, onde disputam uma nova série eliminatória.

Em caso de empate serão cobradas 5 (cinco) penalidades máximas para cada equipe, permanecendo o empate serão cobradas penalidades alternadas até definir-se o vencedor.

Estarão classificados para as semifinais as duas melhores equipes do grupo de vencedores e as  duas melhores equipes do grupo de perdedores.

Para a fase semifinal serão zerados os cartões amarelos. Os cartões vermelhos serão mantidos.

A semifinal e a final serão disputadas em jogo único. Em caso de empate serão cobradas 5 (cinco) penalidade máximas para cada equipe, permanecendo o empate serão cobradas penalidades alternadas até definir-se o vencedor.

A equipe que deixar de comparecer para cumprir o jogo marcado em tabela perderá por W.O., e poderá ser eliminada da competição a critério da Coordenação ou da Comissão Disciplinar. Parágrafo único: A equipe que perder o jogo por insuficiência de atleta, deverá entregar a justificativa devidamente assinada pelo responsável no Departamento de Esportes até as 17  horas do próximo dia útil para análise da Coordenação e parecer do Conselho Disciplinar, que decidirá, conforme a justificativa apresentada, sobre a continuidade ou não da equipe na 1ª Copa Fernandes Pinheiro de Futebol.

Para o primeiro jogo haverá uma tolerância de 15 minutos, seguindo o horário da tabela.

Como medida de ordem administrativa e técnica indispensável à segurança e normalidade do jogo deve ser observado que, no local destinado ao banco de reservas, além da comissão técnica composta por: 1 (um) técnico, 1 (um) auxiliar técnico e 1 (um) massagista, poderão permanecer atletas inscritos devidamente uniformizados.

O uniforme dos atletas consiste de: camisa de meia manga ou longa, calção, meias de cano longo, caneleiras oficiais, tênis ou chuteira apropriados para a prática da modalidade, podendo utilizar equipamentos de proteção próprios ao esporte. É obrigatório o uso de caneleiras, sendo que as mesmas deverão estar cobertas pelas meias, que ofereça proteção ao jogador.

Infração cometida por técnicos, dirigentes ou membros da equipe (massagista, auxiliar técnico, técnico), estará sujeita ao julgamento pela Comissão Disciplinar.

A súmula e o relatório da arbitragem, que se consubstanciem infrações disciplinares, serão encaminhadas no prazo legal, à Comissão Disciplinar para as providências cabíveis. As normas e instruções dos recursos serão especificadas por este Regulamento e pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva vigente.

Será aplicada a pena de suspensão da 1ª Copa Verão de Futebol de Fernandes Pinheiro, além das sanções que poderão ser impostas pelo Conselho Disciplinar, nos seguintes casos: 1) Dirigente responsável pela equipe, e demais membros da equipe, técnico e auxiliares, que provocarem tumultos durante a competição; 2) Responsável pela equipe, técnicos que inscreverem um ou mais atletas irregularmente, nos termos deste regulamento; 3- Dirigente, responsável pela equipe, e demais membros da equipe, técnicos e auxiliares que desvirtuarem as finalidades das competições, apresentando protestos descabidos, críticas caluniosas e difamatórias aos árbitros e organizadores do evento; 4) Dirigentes, e demais membros da equipe, técnicos e auxiliares que ferirem as normas regulamentares dos jogos e ética desportiva, dentro e fora do Campeonato.

Os dirigentes, técnicos, auxiliares, atletas suspensos em outra competição realizada pelo Departamento de Esportes da Prefeitura, qualquer que seja, e que ainda estejam cumprindo as penalidades impostas pelo Conselho Disciplinar, ficam impossibilitados de participar de outro evento do Departamento de Esportes enquanto perdurar o prazo de punição.

Os organizadores, nem a Prefeitura Municipal ou Departamento de Esportes não se responsabilizarão por acidentes que venham acontecer antes, durante ou após os jogos com atletas, dirigentes ou a qualquer pessoa.

A condição de saúde dos atletas inscritos ficará sob a responsabilidade das equipes, que deverá tomar todas as precauções possíveis no que concerne ao estado de saúde de seus atletas.

Os recursos e súmulas serão analisados e julgados pelo Conselho Disciplinar, com base no Regulamento desta competição e pelo Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Os Organizadores ofertarão troféus e medalhas às equipes classificadas em 1º, 2º e 3º lugar, bem como troféus para artilheiro e melhor goleiro (proporcional aos jogos realizados) da competição, sendo este aferido pela Comissão Organizadora.

Os casos omissos serão resolvidos pela Organização da Copa Fernandes Pinheiro de Futebol.

 

Fernandes Pinheiro, 07 de Janeiro de 2016

 Veja Também