Sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
Última Modificação: 26/01/2017 15:16:13 | Visualizada 876 vezes
Ouvir matéria
Uma nova ação contra o mosquito transmissor da dengue foi realizada terça-feira (12/01) no quadro urbano de Fernandes Pinheiro. Desde as primeiras horas da manhã, 18 servidores da Secretaria de Saúde e do Pátio de Máquinas visitaram as residências cemitério em busca de recipientes que pudessem acumular água e servir de criadouro o mosquito Aedes Aegypti. Nas visitas foram distribuídos panfletos contendo orientações de prevenção. Algumas larvas foram coletadas e encaminhadas para exame.
O volume de lixo e bens inservíveis recolhidos pelas equipes surpreendeu o secretário, pois os últimos meses do ano passado foram realizados trabalhos semelhantes. “Imaginei que faríamos apenas um repasse de orientações, mas a comunidade aproveitou a ocasião para se desfazer de alguns pertences antigos o que gerou aumento no volume recolhido. Quero dizer que estamos satisfeitos com a participação da população que está entendendo que a prevenção é a melhor ação de combate ao mosquito, que infelizmente tem feito vítimas fatais no Paraná”, disse Amauri.
Ontem (14/01) o mutirão foi realizado na comunidade de Angaí, onde houve recolhimento do lixo disponibilizado pelos moradores e a equipe ainda realizou a coleta de vasos nos cemitérios de Assungui, Bituva dos Machados, Boa Vista e Angaí. O recolhimento encheu a caçamba do caminhão disponibilizado para a atividade pelo Pátio de Máquinas. Na sede, a coleta rendeu duas caçambas e duas carretas de trator.
Parte da coleta foi entregue para reciclagem e outro tanto foi encaminhado para o contairne instalado no antigo aterro sanitário, que diriamente absorve o lixo coletado na comunidade e depois é levado pela empresa terceirizada para um aterro localizado fora do Município.