Quarta-feira, 16 de dezembro de 2015
Última Modificação: 26/01/2017 15:16:25 | Visualizada 799 vezes
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Fernandes Pinheiro, em 2013, iniciou a implantação do ensino integral na sua rede municipal de ensino. Hoje, aproximadamente 400 alunos frequentam as escolas durante o dia todo, onde no contraturno do ensino regular, participam de oficinais educativas. Hoje, o município conta com uma boa nota no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), superando a meta de 2021. Contudo, a intenção é melhorar ainda mais.
Segundo a secretária municipal de Educação, Thais Padilha Goy, o ensino integral, que conta com o apoio do programa Mais Educação, é aplicado nas quatro escolas que integram a rede. O objetivo é o desenvolvimento dos alunos e, também, que eles tenham ocupação durante o dia, para que os pais possam trabalhar com tranquilidade. “Na escola, eles têm igualdade de oportunidades e contam com pessoas capacitadas para atendê-los, além de alimentação adequada”, explica.
Os alunos têm acesso a oficinais que os desenvolvem tanto fisicamente, como intelectualmente. O ensino integral conta com instruções em português, matemática, informática, inglês, dança, teatro, esporte, música, horta, brinquedoteca, artesanato e jiu-jitsu.
“Percebemos muitas evoluções nos alunos desde que passamos a trabalhar com eles em dois turnos. Procuramos desenvolver as atividades de forma diferente, como por exemplo, as oficinas de português e matemática. Vemos que eles gostam muito de esporte, de informática, tendo acesso às novas tecnologias. A escola passou a ser atrativa para eles”, comenta Thais.
Na escola, os alunos recebem quatro refeições diárias, que são programadas por uma nutricionista: café da manhã quando chegam, um lanche, almoço e mais um lanche a tarde.
A cabelereira Noeli Rocha Barreto tem dois filhos matriculados na rede municipal de ensino, que participam do ensino integral. Ela conta que eles gostam muito de ir para a escola e participar das oficinas, e que aos sábados e domingos acordam e perguntam se é dia de aula. “É muito bom, porque posso trabalhar tranquila. Evita de ficarem na rua e sei que estão aprendendo coisas boas, que vão ajudá-los no futuro”, comenta a mãe.
Thais fala que a implantação do ensino integral em Fernandes Pinheiro é um sonho realizado. “Acredito que nem todas as nossas crianças teriam oportunidades, por exemplo, de ter aulas de dança, inglês, jiu-jitsu, e aqui estão tendo. Temos muito a melhorar, mas precisávamos começar de alguma forma. Hoje, já está muito melhor do que quando implantado”.
OPINIÕES
O diretor da Escola de Bituva dos Machados, JoilsonViegandt, afirma que a experiência do ensino integral está sendo muito positiva. “Já conseguimos perceber evolução nas crianças. Com eles mais tempo na escola, conseguimos que se dediquem mais. Também noto que os pais aceitaram muito bem este projeto, assim como os alunos”.
Já a diretora da Escola do Assungui, Rosely Pires Tribecke, diz que a modalidade integral é uma oportunidade para os alunos aprenderem mais. “São levadas muitas novidades para eles, que antes não tinham acesso”. Para a diretora da escola do Angaí, Sonia Regiane Santos, o projeto está sendo muito bom e deve melhorar na sua comunidade, que está ganhando uma nova estrutura para o desenvolvimento das oficinas. “É uma ideia que vale muito a pena. Acredito que a partir do próximo ano, teremos mais alunos participando”, relata.