Sexta-feira, 16 de outubro de 2015
Última Modificação: 26/01/2017 15:16:46 | Visualizada 816 vezes
Ouvir matéria
No último dia 7, aconteceu no ginásio Marcos Antônio Loss, em Fernandes Pinheiro, a II Copa Interescolar de JiuJitsu, que teve a participação de cerca de 100 alunos,na faixa etária de 07 a 12 anos, matriculados no ensino integral das quatro escolas do município. Cada um disputou em sua respectiva categoria, conforme tabela usada pela Federação Paranaense de JiuJitsu Brasileiro – FPJJB.
A comissão organizadora do evento foi formada pelos monitores Leandro Bugay, professor de JiuJitsu; André Maceno de Lima, instrutor de JiuJitsu; Cristiane Bueno Ferraz e Tiago Rufino da Silva, professores de educação física; Luis Carlos Pontes, psicólogo da Secretaria de Educação e Lucélia Ferreira coordenadora do ensino integral. A arbitragem contou com a colaboração do advogado Vinicius Laskoski, que recentemente participou do curso de arbitragem na sede da FPJJB em Curitiba; Paulo José Nunes Machado, faixa Marrom de JiuJitsu e instrutor da cidade de Palmeira; Winsthon Carlos kovalski , Policial Militar e Pedro Castro de Assis Neto, técnico de enfermagem , ambos faixa azul na modalidade, e vários atletas da equipe IRA FIGHT/ TONIOLO’S TEAM.
Na solenidade de abertura , que contou com a presença do prefeito Oziel Neivert; do vice Marinho; da primeira dama Eliane Neivert,de professores e diretores, houve uma belíssima apresentação dos alunos da escola Floresval Ferreira participantes da oficina de dança, ensaiados pela professora Cristiane Bueno Ferraz, encenando a prática de atividades físicas através das artes marciais, com o tema “QUEM LUTA NÃO BRIGA”. Também a atleta local, campeã paranaense na modalidade, Gabrieli Sausen Grichinski, que fez o juramento em nome dos atletas, e por fim o Professor Leandro Bugay, frisou que “o objetivo da competição, não é separar as escolas, mas sim uni-las em beneficio do crescimento e fortalecimento do JiuJitsu” e declarou aberta a a II Copa Interescolar de JiuJitsu.
Ao final das disputas, subiram ao podium os medalhistas de 1° , 2° , 3° e 4° lugares , de cada categoria.
OBJETIVOS
OJiujitsu nas escolas tem como principal objetivo, a qualidade de vida e o bem estar, através das atividades físicas, bem como, com a sua disciplina e ensinamentos visa o combate a violência e uso de drogas. Além de ajudar no desenvolvimento físico do aluno, melhorar a capacidade de concentração, e auxiliar na coordenação motora.
O JiuJitsu tem tido notável crescimento, em todo Brasil e em vários países , praticado por homens, mulheres e crianças, difere de outras artes marciais, em não conter golpes de socos e chutes, mas com muita eficiência em suas técnicas de quedas, imobilizações e execuções de golpes que podem neutralizar um oponente em uma competição, ou em casos de defesa pessoal. Hoje em dia o JiuJitsu tem sido praticado com diversos objetivos, dentre os quais destaca-se a satisfação em praticar uma arte marcial, perca de peso e redução de medidas, obter conhecimento em defesa pessoal, combater problemas advindo de estres e depressão, e é claro, é muito procurado para competições, além de ser muito procurado por agentes de segurança, como policiais, guardas municipais seguranças patrimoniais e seguranças de eventos, visto a eficácia das técnicas aplicadas.
Em Irati, o JiuJitsu começou com a chegada do professor Leandro Bugay, criador do centro de treinamentos IRATI COMBAT, e alavancou a prática do JiuJitsu na cidade, obtendo com seus alunos, ótimos resultados, e títulos em diversos campeonatos em várias cidades.
Já em Fernandes Pinheiro, o JiuJitsu foi implantado em 2013, nas escolas públicas de ensino integral, e muito bem aceito pelos pais e alunos, que entre outras oficinas praticam a modalidade, e dentre eles já conta com cinco atletas medalhistas no Campeonato Paranaense.Os resultados são fruto das oficinas de JiuJitsu nas escolas publicas de período integral.
Para mais informações sobre os benefícios, e como praticar o JiuJitsu, o centro de treinamentos IRA FIGHT, localiza-se na rua 19 de dezembro – Centro. Telefone: (42) 9998-7526.