Terça-feira, 29 de setembro de 2015
Última Modificação: 26/01/2017 15:17:02 | Visualizada 466 vezes
Ouvir matéria
Com a chegada das temperaturas mais quentes, uma preocupação surge: a Dengue. Por isso, em Fernandes Pinheiro as ações de conscientização e prevenção contra a doença são constantes. Entre os dias 14 e 18, as secretarias de Saúde, Pátio de Máquinas e Meio Ambiente realizaram um mutirão de coleta de matérias em todas as comunidades e também na sede do município.
O secretário de Saúde, Amauri Klossowski, conta que foram realizados a coleta de mais de 15 toneladas de lixo durante toda a semana, além de 200 pneus. “Todos os resíduos coletados lotaram um caminhão caçamba grande. A avaliação do mutirão é muito boa, por que todo esse lixo estava espalhado nas comunidades e agora vai receber uma destinação correta”, afirma o secretário.
Ele pondera que quaisquer objetos podem se tornar um criador das larvas do mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. “Com certeza, eliminamos muitas possibilidades para o mosquito se reproduzir no município. A comunidade também precisa ficar em alerta, pois qualquer pedaço de objeto que possa acumular água já é o suficiente para que o mosquito bote seus ovos, que mais tarde se transformam em larvas e por fim em mosquitos”, adverte.
Além de fazer a coleta do material, as equipes das secretarias de Saúde, Pátio de Máquinas e Meio Ambiente também estiveram orientando a população sobre atitudes simples, mas que podem evitar a proliferação do mosquito e o risco que ele traz a saúde.
“Acredito que tenhamos conseguido visitar mais de 90% das residências por todos os locais que passamos, apenas as casas que estavam fechadas não foram vistoriadas, que foram poucas”, relata o secretário.
Klossowski observa ainda que o mutirão trouxe uma notícia positiva. “Em todo esse território pelo qual passamos não foi encontrado nenhum foco do mosquito. E esse período do ano é muito importante fazer esse trabalho de limpeza por que coincide com o momento em que os mosquitos estão pondo os ovos. Por isso, é necessário se eliminar todos os possíveis criadouros”, orienta.
O secretário ressalta que toda a ação foi fortalecida pelo trabalho dos agentes comunitários. “Eles já tem um trabalho diário e continuo com a população. A um cadastro geral que informa quais são os pontos onde é necessário haver mais intervenção, dessa forma conseguimos intensificar as ações e conseguir bons resultados”, conclui.
Adriana Souza/Folha de Irati