Lançamento do projeto â?²Melhore a sua Vidaâ?² acontece neste sábado, dia 19

Estar com o peso ideal não é bom ape

Quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:17:27 | Visualizada 708 vezes


Ouvir matéria

Estar com o peso ideal não é bom apenas para a estética pessoal. É importante, principalmente, para a saúde. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro decidiu implantar o projeto ‘Melhore a sua Vida’, que é inspirado no quadro ‘Medida Certa’ do programa global Fantástico.

O lançamento da iniciativa será no próximo sábado (19), na Academia da Saúde. A programação terá início às 13h e término às 16h. O objetivo principal, de acordo com a equipe do programa do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), é reunir a população para incentivar os hábitos saudáveis, com a prática de atividades físicas e a alimentação saudável.

Segundo o professor de educação física, Alysonde Souza, haverá orientações semanais, com horários de manhã e no final da tarde. “Vamos passar todas as semanas metas, tanto de atividades físicas, como nutricionais. Mensalmente, faremos encontros grandes, com avaliações, até fechar os 90 dias, que é a duração da iniciativa”, explica.

O secretário municipal de Saúde, Amauri Klossowski,conta que a ideia surgiu em uma conversa com funcionários da 4ª Regional de Saúde. Na sequência, foi levada para a equipe de Fernandes Pinheiro, que se dispôs a desenvolver as atividades. “Nós visamos a saúde, trabalhando a prevenção de doenças”, comenta.

O projeto, que englobará pessoas de todas as idades, está sendo divulgado nas escolas, empresas e repartições públicas do município. No dia do lançamento, haverá ônibus nas comunidades do interior, para que ninguém fique de fora.

A nutricionista Ivina Cordeiro da Silva informa que no sábado serão realizadas avaliações dos participantes, com peso, medição da altura, cintura e quadril, assim como o índice de massa corporal (IMC). Também haverá apresentações e ensinamentos de exercícios, aulas de alongamento, zumba, entre outras, além de dicas de nutrição. “Cada um terá uma meta individual e a população também terá uma que será geral a ser atingida,” destaca.

Ela diz que as pessoas, em geral, ingerem pouca água e consomem muito carboidrato simples, como arroz, batata, macarrão, biscoitos. “É visto que não há rotina de horários para se alimentar e baixa ingestão de fibras, frutas, verduras. É usada muita gordura, muita banha de porco”, esclarece a nutricionista.

De acordo com o secretário de Saúde, as expectativas para o projeto são boas. “A nossa equipe está esperando a comunidade. Temos fisioterapeuta, farmacêuticos, psicóloga para realizar atendimentos. Queremos aproximar a população da saúde, para que não fiquem doente”.

Kelly Ramos/Folha de Irati

 Galeria de Fotos

 Veja Também