Através de uma iniciativa da Prefeitura Mun

Quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:18:24 | Visualizada 777 vezes


Ouvir matéria

Através de uma iniciativa da Prefeitura Municipal, algumas famílias de Fernandes Pinheiro podem dormir tranquilas, principalmente em dias de fortes chuvas. Com recursos próprios, a administração, por meio da Secretaria de Bem Estar Social, construiu sete casas de alvenaria e três de madeira para moradores que estavam em situação de vulnerabilidade.

A forte enchente que atingiu os municípios da região no ano passado, afetou famílias de Fernandes Pinheiro. Uma delas foi a do aposentado Sebastião Vieira de Andrade. Ele conta que morava há 20 anos próximo do rio, que corta a parte baixa da cidade. Mas, que em 2014, a enchente inundou a sua casa, trazendo vários prejuízos com a perda de móveis e outros bens.

Andrade recebeu uma das casas de alvenaria, em um bairro próximo ao centro da cidade e comenta sobre a conquista: "Agora, estou sossegado. Em noites de chuva, não conseguia mais dormir direito, com medo que desse enchente de volta. Já não temos muita coisa, e o que tinha, a chuva levou".  

A equipe da Secretaria de Bem Estar Social explica que as famílias necessitam de um endereço de referência e que a partir desse local ela passar a construir uma identidade. "A Prefeitura, preocupada com os direitos humanos que foram infringidos através das chuvas, procurou garantir que essas pessoas possam ter casas adequadas, incluindo aspectos de habitabilidade, salubridade, condições ambientais, espaço, privacidade, segurança, durabilidade, abastecimento de água, esgoto sanitário, disposição de resíduos sólidos e acessibilidade em relação a emprego e aos equipamentos urbanos".

As casas de alvenaria possuem dois quartos, cozinha, sala e banheiro. Segundo a Secretaria Municipal de Bem Estar Social, o objetivo dessa iniciativa é melhorar a qualidade de vida das pessoas: "As casas em alvenaria são destinadas, em sua maior parte, às famílias que foram atingidas pela enchente. Já as de madeira são para as que estavam em menor risco social".

A equipe do Bem Estar Social explica que foram realizadas visitas às famílias e que foi buscado auxiliá-las nas suas dificuldades, materiais ou sociais. "Dentro das possibilidades, com recursos próprios, estamos atendendo os casos mais urgentes do município, disponibilizando moradias dignas. Fazemos isso enquanto aguardamos recursos do Estado e União para projetos de habitação", relata a secretária municipal da pasta, Eliane Neivert. 

Kelly Ramos/Folha de Irati

 Galeria de Fotos

 Veja Também