Com dois profissionais de educação física realizando acompanhamento, cidadãos poderão fazer atividades pela manhã ou no final da tarde
Quem quiser praticar exercícios físicos em Fernandes Pinheiro agora tem opção. Os moradores do município podem realizar suas inscrições para desenvolver atividades com acompanhamento profissional na Academia da Saúde, localizada no Parque do Lago da Prainha.
As atividades iniciaram na última segunda-feira (8), mas quem desejar participar, ainda pode se inscrever. O projeto trabalhará conjuntamente com o programa Saúde da Família e, além do acompanhamento dos exercícios físicos com professores, haverá acompanhamento de enfermeiros e nutricionista.
"Com isso, nós pretendemos melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Fernandes Pinheiro e diminuir o uso de remédios controlados, além de amenizar os casos de problemas como diabetes, hipertensão e outras doenças", afirmou o secretário municipal de Saúde, Amauri Klossowski.
Ele conta que o índice de prática de atividades físicas no município é muito baixo. "Além da academia, buscamos trazer opções alternativas para que as pessoas possam desenvolver suas atividades. Vamos tentar trabalhar complementando a academia ao ar livre com outras opções de exercícios para fazer um trabalho diferenciado", comentou o secretário.
Grupos terceira idade, diabéticos, hipertensos, gestantes "Vamos separar para direcionar as atividades para cada grupo. Vamos utilizar peso livre, os aparelhos, atividades aeróbicos", conta o professor de educação física e integrante do projeto, Alyson Platini Xavier Prybycz de Souza.
Ele comenta que o principal objetivo do programa é desenvolver a prática de atividade física no município. "Claro que realizando exercícios, naturalmente haverão resultados. A qualidade de vida das pessoas irá melhorar e o risco de doenças diminui", afirma o professor.
O projeto já conta com mais de 35 inscritos, mas os professores querem mais. O índice de prática de atividade física no Brasil, atualmente, é de pouco mais de 30%. Os professores pretendem superar essa média em Fernandes Pinheiro. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 30 minutos diários de prática de atividade física para a população acima de 18 anos, pelo menos cinco vezes na semana.
O projeto de revitalização do Parque do Lago da Prainha prevê ainda a construção de uma pista de caminhada, que já foi licitada. "Além de exercícios para os braços e pernas, vamos fazer caminhadas, alongamentos e trabalhos com pesos. Mas vamos respeitar os limites de cada um. Por isso, é importante que, quem tem algum problema de saúde, procure um médico antes e informe os profissionais aqui", comentou Rafael Lupes, que também é professor de educação física do projeto.
Antonia Aparecida Bernardo da Cruz é funcionária da saúde de Fernandes Pinheiro e procurou o projeto com intenção de melhorar a qualidade de vida e perder alguns quilinhos. Ela conta que já começou a fazer atividades físicas várias vezes, mas sempre desistiu por falta de estímulo. "A gente deixa de um dia para o outro e aqui era ruim porque não havia um local específico para praticar exercícios. Agora, com acompanhamento, acredito que será muito bom".
Dois horários estão sendo disponibilizados, por enquanto. O primeiro, pela manhã, é às 8h da manhã para o grupo da melhor idade e os grupos de apoio do programa do PSF. Das 17h às 21h haverá atividades para os demais grupos. As atividades serão desenvolvidas de segunda à sexta-feira. Os interessados devem comparecer na academia do Lago da Prainha nos horários das aulas para que possam fazer suas inscrições com os professores.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA REGULAR
1) Exercício ajuda a diminuir e controlar o peso.
2) Diminui o risco de doenças no coração, pressão alta, osteoporose, diabetes e obesidade.
3) Melhora os níveis de colesterol sanguíneo.
4) Aumenta as taxas do bom colesterol.
5) Aumenta a resistência muscular.
6) Tendões e ligamentos ficam mais flexíveis.
7) Exercício traz bem-estar mental e ajuda a tratar a depressão.
8) Alivia o estresse e a ansiedade.
9) Combate a insônia.
10) Atividades físicas ajudam a produzir serotonina - o hormônio do bem-estar.
Andressa Kaliberda/Folha de Irati