A??o fez parte das atividades alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 05 de junho

Andressa Kaliberda Alunos e participantes dos g

Segunda-feira, 15 de junho de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:19:03 | Visualizada 328 vezes


Ouvir matéria

Andressa Kaliberda

Alunos e participantes dos grupos do CRAS de Fernandes Pinheiro estão realizando passeios pelas trilhas da Floresta Nacional de Irati. A atividade aconteceu durante a semana, entre os dias 8 e 11 de junho e fez parte da semana do Meio Ambiente.

A realização foi através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Turismo e Esporte e da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. Os visitantes estão sendo divididos em grupos, sendo que cada grupo fizeram a visita em um turno diferente. “Todas as escolas municipais de Fernandes Pinheiro estão participando. Além disso, a Escola Andrea Cristina Cabral – APAE e os grupos do Centro de Referência e Assistência Social fizeram a visita também”, comentou a secretária de Educação, Thaís Padilha Goy.

O objetivo da caminhada ecológica é ensinar os alunos a importância da conscientização ambiental. No início da atividade, o guia que acompanha os visitantes orientou os visitantes e comentou sobre como seria o passeio. Ele perguntou se os alunos sabiam o que era o meio ambiente e contou que a última sexta-feira (5), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Foram feitas duas trilhas, sendo uma com pouco mais de 100 metros e que acaba em um Eucalipto, conhecido como “Eucalipto Mal-Assombrado”. Segundo o guia, a lenda do local conta que há muito tempo atrás uma mulher enterrou uma panela de dinheiro onde estava o eucalipto. Hoje, a árvore está caída, mas o tronco retorcido e o aspecto assombrado mantêm a lenda viva.

A contação da lenda também é uma forma de conscientizar os visitantes sobre a importância da preservação ambiental e dos cuidados com a fauna e a flora. O gestor da unidade de Irati do ICMBIO, Ricardo Augusto Ulhoa, afirmou que a Floresta recebe diversos visitantes para trilhas com ou sem acompanhamento. “Nós procuramos adequar as informações que repassamos às características do público que está aqui. Por exemplo, para as crianças, mostramos os tipos de árvores, contamos sobre a área e falamos sobre preservação”.

Após a trilha do Eucalipto Mal-Assombrado, os visitantes fizeram outra trilha maior e visitaram o museu da unidade, onde puderam ver mais informações sobre a floresta e algumas espécies de animais empalhados. A participante do grupo da terceira idade do CRAS, Eva Calixto Chagas Alves, comentou que sempre visitava o local, mas há bastante tempo não fazia as trilhas. “Quando eu era mais jovem, vinha direto aqui. Agora as pernas não deixam mais caminhar tanto”, ri. “Acho importante trazer os jovens para conhecer um lugar como esse e mostrar para eles como é importante cuidar das árvores e dos animais”.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Fernandes Pinheiro, Ricardo Meira, conta que a participação das escolas e dos grupos foi bastante satisfatória. “Estamos muito felizes que bastante gente está vindo. É uma forma lúdica de mostrar para os alunos as belezas naturais da região e falarmos sobre a preservação do meio ambiente”.

Para a diretora da APAE de Fernandes Pinheiro, Ivana Carla Francos, a atividade serve como uma reflexão sobre as ações humanas que estão destruindo o habitat e sobre os cuidados que precisam ser tomados em relação à preservação e recuperação ambiental. “Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência”. Ela destaca a importância de aliar o trabalho em sala de aula com ações efetivas, tanto dos cidadãos quanto dos governantes.

Quem ficou curioso em conhecer as trilhas e as belezas naturais da ICMBio, pode agendar uma visita monitorada, individual ou em grupo. As visitas particulares podem ser feitas sem agendamento, desde que o visitante não necessite de guia da unidade. Nesse caso, serão repassadas orientações no momento da entrada na unidade. O telefone da unidade é o 42 3422-6944

Foram feitas duas trilhas, sendo uma com pouco mais de 100 metros e que acaba em um Eucalipto, conhecido como “Eucalipto Mal-Assombrado”. Segundo o guia, a lenda do local conta que há muito tempo atrás uma mulher enterrou uma panela de dinheiro onde estava o eucalipto.

 Galeria de Fotos

 Veja Também