Fernandes Pinheiro participa pelo segundo ano do projeto Folha na Escola

Fernandes Pinheiro, desde o ano passado, deu um pa

Sexta-feira, 08 de maio de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:19:21 | Visualizada 431 vezes


Ouvir matéria

Fernandes Pinheiro, desde o ano passado, deu um passo importante para o futuro das crianças que lá residem. A rede municipal de ensino passou a ser integral. Além disso, 2015 já é o segundo ano em que os alunos farão parte do projeto Folha na Escola, o qual tem como objetivo incentivar a leitura, a escrita e a cidadania. No município,  algumas turmas da rede estadual também participarão. Porém, devido à greve dos servidores, para esses estudantes as atividades estão interrompidas.

Na segunda-feira (4), professores das escolas municipais participaram de uma reunião com a equipe da Folha de Irati para o início das atividades do projeto. Em Fernandes Pinheiro, com apoio da Prefeitura, serão quatro escolas do município e três do Estado, que receberão duas vezes por semana as edições do jornal, para serem trabalhadas em sala de aula. 

Ao total, 99 alunos dos 5º anos da rede municipal vão participar pela primeira vez do projeto. Eles são de escolas tanto da área urbana, como rural. O diretor da Escola Municipal de Bituva dos Machados, Joilson Viegandt, comenta que o Folha na Escola ajuda no desenvolvimento dos estudantes de forma geral: "Além do incentivo para que leiam mais, também proporciona mais acesso à informação para toda a comunidade, já que os alunos podem levar para casa o jornal".

A escola de Bituva dos Machados, localizada no interior de Fernandes Pinheiro, já participou da iniciativa no ano passado. O diretor comenta que quando chegavam as edições, os alunos logo queriam ver o conteúdo, principalmente as páginas do projeto, as quais mostram as atividades realizadas pelos estudantes dos municípios que participam. 

Para a professora Islea Farias, da Escola Municipal Floresval Ferreira, o jornal será mais uma ferramenta importante para o trabalho. "Nas minhas aulas já separo um momento para trabalhar a leitura e a escrita. Procuro mostrar os vários gêneros textuais e o jornal vai ajudar bastante".

Em Fernandes Pinheiro, as escolas poderão trabalhar com o projeto tanto no horário regular de aula, quanto no contraturno. Segundo os professores presentes na reunião, no ensino integral são realizadas diversas oficinas, como: Língua Portuguesa, Matemática, Teatro, Música, Dança, Inglês, Informática, Esportes, Jiu Jitsu e Horta, o que tem auxiliado o aprendizado dos estudantes.

Kelly Ramos/Folha de Irati

 Galeria de Fotos

 Veja Também