Na manhã desta segunda-feira (02) uma reuni

Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Última Modificação: 26/01/2017 15:19:59 | Visualizada 189 vezes


Ouvir matéria

Na manhã desta segunda-feira (02) uma reunião no gabinete do prefeito Oziel Neivert definiu as ações para a implantação do Programa de Gestão de Solo e Água na Microbacia de Manducas na região de Assungui. No encontro ficou acertado que o Grupo Gestor definirá as famílias que farão parte do projeto na reunião agendada para o dia 13 de março, às 15 horas, no pavilhão da capela de Assungui. A administração municipal, bem como os órgãos envolvidos na execução do programa não terão interferência na indicação de nomes.

O objetivo central do programa é recuperar e manter a capacidade produtiva da terra, com base na gestão da microbacia hidrográfica.  O projeto, que custará R$ 234.600,00, já incluída a contrapartida municipal de R$ 64.600,00, faz parte de uma série de iniciativas do Governo do Estado para apoiar os agricultores, garantir maior produção e produtividade às lavouras e propiciar mais renda e emprego no campo. 

As metas do projeto da Microbacia Manducas são: construção de cinco abastecedouros comunitários por gravidade, recuperação de vinte hectares de área de preservação permanente, proteção de cinco nascentes, construção de dez quilômetros de cerca de arame farpado para isolamento de área de APP com no mínimo três fios, implantação de dez esterqueiras de lona plástica para armazenar dejetos de animais (bovinos de leite), aquisição de um distribuidor de esterco líquido, aquisição de duas plantadeiras/semeadeiras para plantio direto na palha, construção de terraços em cinqüenta hectares e construção de um módulo de sistema de abastecimento domiciliar de água. Com este programa Fernandes Pinheiro irá modernizar o planejamento e gestão ambiental para a correta utilização dos recursos naturais.

Participaram do encontro a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Adriana Pioski; o chefe do Núcleo Regional da SEAB, Igor Zampier; o presidente da Associação de Agricultores, Aroldo Gelinski; o técnico da Emater, José Kaluz; Anselmo Beraldo, chefe do Departamento de Licitação e o diretor do Departamento de Convênios, Cleberson  Gonçalves dos Santos.

 Galeria de Fotos

 Veja Também