Quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Última Modificação: 26/01/2017 15:19:59 | Visualizada 164 vezes
Ouvir matéria
Contando com a efetiva participação da população na separação a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Fernandes Pinheiro está implantando a coleta seletiva de lixo reciclado. A atividade será iniciada na próxima quinta-feira (05), a partir das 08h00, pela ordem nas comunidades de Assungui, Colônia São Lourenço, Balão I, Balão II, Paiol Velho Bituva das Campinas, Bituva dos Lopes, Bituva dos Lúcios, Bituva dos Machados, Avencal, Faxinal dos Mineiros e Saruva. Nesta fase experimental, caso o roteiro não seja cumprido no dia estabelecido, a coleta continuará no dia seguinte. Na terça-feira (10) a coleta será realizada na cidade, Florestal, Queimadinhas e Angaí.
Para consolidar o projeto a administração está tomando todas as providências no sentido de separar e dar correta destinação final dos resíduos. “Faremos contato com o Ministério Público para ter o amparo jurídico na destinação final da coleta e iniciamos conversações com a Sanepar e o Provopar estadual para termos acesso a equipamentos, ao Fundo Azul e a fundação de associação ou cooperativa de agentes ambientais”, afirma a secretária Adriana.
A reciclagem além de preservar o meio ambiente também gera renda as pessoas que trabalham no setor. Essa atividade reduz significativamente a poluição do solo, da água e do ar, além de reduzir os custos de produção das indústrias. Os materiais mais reciclados são alumínio, vidro, ferro, plástico e o papel.
“A atitude de reciclar, além de diminuir a quantidade de lixo a ser tratada e eliminada, contribui significativamente para a redução da extração de matérias-primas necessárias à produção de novos bens de consumo. Afinal, adotar a educação ambiental, colocando os resíduos recicláveis nos locais devidos, não nos custa nada e ainda promove uma melhor qualidade de vida para toda a população”, observa a secretária Adriana Pioski.