Quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Última Modificação: 26/01/2017 15:20:37 | Visualizada 280 vezes
Ouvir matéria
No sábado, dia 25 de outubro na parte da manhã, aconteceu uma ação envolvendo a Prefeitura de Fernandes Pinheiro, através do Departamento de Meio Ambiente, a Prefeitura de Irati, através da Secretaria de Meio Ambiente, a empresa Leão Alimentos, a Cooperativa Cocair, a Associação Malinoski de recicláveis de Irati e também uma empresa que trabalha na produção de plástico, também da mesma cidade.
Trata-se do Projeto Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que foi desenvolvido nas margens do Rio das Antas, especialmente na região de divisa dos dois municípios ( Irati-Fernandes Pinheiro).
A concentração dos voluntários dessa ação aconteceu na estrada de acesso a Floresta Nacional, via Br-153, sentido Irati a Imbituva.
A responsável pelo Departamento de Meio Ambiente de Fernandes Pinheiro, Adriana Pioski, destaca que esse projeto é uma iniciativa da empresa Leão Alimentos, que possui uma unidade em Fernandes Pinheiro.
Adriana destaca que a empresa disponibilizou dois ônibus para o transporte dos voluntários, sendo que a prefeitura municipal de Fernandes Pinheiro também disponibilizou os banheiros químicos e a prefeitura municipal de Irati também colaborou, colocando à disposição um caminhão para a coleta e o transporte do material coletado que foi destinado ao aterro sanitário de Irati.
O Secretário Municipal de Meio Ambiente de Irati, Osvaldo Zaboroski, comenta que foram coletados aproximadamente, 3.600 kg de resíduos que foram coletados nas margens do rio, como por exemplo, madeiras ( restos de móveis), pneus, tanquinhos de lavar roupa, litros de plástico e de vidro, calotas, latinhas, sacos de plásticos e sacos de adubos e de ráfia.
Osvaldo destaca que existem ainda muitos “ produtos” “ estancados” ( parados) nas barrancas do rio, mas que a remoção dos mesmos só será possível numa ação conjunta e futura, em que haverá de contar com botes ou barcos, pois na ação recentemente realizada, a coleta dos resíduos foi possível apenas nas margens.
“ A ação realizada, reuniu um pequeno exército, no último sábado, mas é importante destacar que, a concientização deve ocorrer, principalmente com a população ribeirinha, que os mesmos possam também fazer suas limpezas e principalmente não depositar o lixo no leito dos rios geralmente localizados abaixo de suas propriedades , pois agindo dessa forma acontecerá de forma normal e natural a preservação dos nossos rios”, destaca Osvaldo.
Adriana Pioski destaca que foi realizado um trabalho de pesquisa nos principais rios do município de Fernandes Pinheiro e que não foram encontrados resíduos ou algum tipo de lixo de grande proporção, o que ela destaca como positiva para o município.
“ Por isso, resolvemos em conjunto realizar o trabalho naquela região ( Rio da Antas), de divisa dos dois municípios, sendo que o maior volume de materiais encontrados foram no território que pertence ao município de Irati.
“ Queremos agradecer ao apoio da administração municipal, na pessoa do Prefeito Oziel e toda a sua equipe que entendeu a situação e apoiou a ação que foi realizada” complementou, Adriana Pioski.