Quinta-feira, 16 de outubro de 2014
Última Modificação: 26/01/2017 15:20:37 | Visualizada 384 vezes
Ouvir matéria
Desde o mês de junho trabalhando no Departamento de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde de Fernandes Pinheiro, o Cirurgião-Dentista, Dr. Stéfano Luiz Pietrobon Gregio, trabalha na Sede do município nas quintas e sextas-feiras e nas segundas, terças e quartas-feiras, desenvolve o seu trabalho atendendo os pacientes da região de Assungui, que se localiza na área rural do município.
Stéfano, como também seus colegas que atendem no município, prestam atendimento geral e atendimento de urgências para a população e caso se faça necessário, encaminha seus pacientes para o Centro de Especialidades que está localizado no município vizinho de Irati.
O cirurgião-dentista, destaca e alerta os pacientes que são portadores de próteses ( chapa) ou também das próteses parcial removível (conhecidas popularmente como pereréca).
Ele salienta que a utilização da prótese dentária está indicada para todo aquele paciente que ao longo da sua vida, acabou perdendo seus dentes naturais por diversas razões como cáries, doenças periodontal, traumas e fraturas.
A prótese dental, tem a capacidade de devolver ao paciente, a função mastigatória, o restabelecimento estético e fonético e desta forma acaba repercutindo de forma positiva para a melhora na qualidade de vida e bem estar social do indivíduo.
Para esse objetivo, é de fundamental importância que a prótese esteja perfeitamente adaptada as estruturas anatômicas do paciente (maxila e mandíbula), e não havendo essa correta harmonia da prótese com os tecidos adjacentes do paciente, origina-se um desequilíbrio de todo o sistema estomatognático.
Problemas relacionados com a estabilidade oclusal, por exemplo, podem gerar um desgaste da articulação temporo-mandibular, reabsorções ósseas e aumento da mobilidade dental.
É importante enfatizar a dupla responsabilidade da manutenção da prótese dental, que se inicia pelo controle e orientação por parte do profissional cirurgião-dentista, e também a higienização e cuidados também mantidos pelo paciente.
Existe uma relação direta entre doença periodontal e prótese dentária, principalmente nos dentes vizinhos aos grampos, local onde ocorre predisposição de acúmulo de restos alimentares.
A severidade da doença periodontal vai depender do tipo de bactéria presente, a imunidade do paciente, paciente com diabetes, fumantes entre outros.
Já para os portadores de prótese total (chapa), as infecções fúngicas são as mais comuns.
Alguns cuidados devem ser adotados e matidos pelo paciente como por exemplo, a escovação corretamente dos dentes pelo menos três vezes ao dia e escovação também na língua.
Também a importância do uso regular do fio dental e os pacientes desdentados devem utilizar raspador de língua.
Ele salienta também sobre a escovação da prótese dental e de preferência com detergente neutro ou sabão e sempre após as refeições.
Diariamente, antes da ultima limpeza da prótese, realizar a desinfecção com solução de água oxigenada ou vinagre branco por 15 minutos ( 1 colher de sopa e completar o restante com água até que a prótese esteja submersa) e duas vezes por semana com cloro 0,5% durante o período de 10 minutos.
Entre as orientações, o profissional destaca que é importante dormir sem a prótese para que ocorra a reparação dos tecidos.
Stéfano, complementa dizendo que todas essas regras são muito importantes para o paciente portador de prótese, a manter o equilíbrio de sua saúde bucal e no entanto, não se deve descartar a consulta periódica ao seu dentista.