Segunda-feira, 01 de setembro de 2014
Última Modificação: 26/01/2017 15:20:53 | Visualizada 1138 vezes
Ouvir matéria
Foi realizada, entre 21 a 28 de agosto, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. O tema desse ano foi: “Construindo uma história de igualdade e de oportunidade para todos”, APAE Brasil 60 anos fazendo inclusão. A escola Andrea Cristina Cabral do município de Fernandes Pinheiro, realizou várias atividades no decorrer daquela semana, voltadas para alunos da APAE e do Ensino Regular Municipal e Estadual, assim como para toda a comunidade.
A Equipe Pedagógica da Escola Andrea Cristina Cabral confeccionou um mural com fotos, divulgando atividades pedagógicas e extracurriculares. Este mural circulou entre os setores da sede do município de Fernandes Pinheiro: Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal do Bem Estar Social, Rodoviária, Prefeitura Municipal, Colégio Estadual Getúlio Vargas e na Escola Municipal Floresval Ferreira.
A primeira atividade foi a Palestra de Prevenção das Deficiências no Colégio Estadual Getúlio Vargas, realizada na segunda-feira dia 18. O objetivo é de alertar e informar sobre os tipos deficiência intelectual, física, auditiva, visual, múltipla. Em Fernandes Pinheiro, observa-se a grande incidência de pessoas com deficiências bem como a desinformação sobre cuidados em alguns momentos da vida que poderiam ter sido evitados. Tendo em vista este diagnóstico é que o projeto se propõe a amenizar este índice. Identificado o problema entendemos que o procedimento mais adequado é informar, divulgar e prevenir deficiências, afinal a Deficiência é um fenômeno que vai alem da pessoa com Deficiência.
Na tarde do dia 20 (quarta-feira) foi realizada uma missa de Ação de Graças na Matriz São Sebastião com inicio às 15 horas, com participação de pais, alunos e comunidade em geral. A celebração foi presidida pelo Pe Leonel Stanski e com participação de um grupo de canto da cidade de Irati. Após a comunhão foi exibido um slide com homenagem para os pais.
Na segunda-feira, 25 de agosto, os alunos fizeram uma visita na Escola Catariana Knaut Przybysz- APAE de Teixeira Soares. Os alunos de ambas as escolas realizaram várias atividades recreativas.
A realização do Projeto de Sensibilização aconteceu, terça-feira dia 26, com alunos dos 3º anos da Escola Municipal Floresval Ferreira, sendo que os alunos vieram acompanhados pelas professoras e professores das instituições de ensino. No período da tarde foram os alunos do 4º ano da Escola Rural Municipal Bituva dos Machados, acompanhados pelo diretor Joilson Viegandt e a equipe de coordenação da escola.
Este projeto tem o objetivo de aproximar-se da realidade vivida por pessoas com algum tipo de deficiência, seja física, visual, auditiva ou motora e intelectual, sendo que buscou-se sensibilizar os alunos para a importância de um olhar mais humano, conhecendo e respeitando as diferenças. Foi realizada a simulação das deficiências com alunos onde os mesmos sentiram a realidade vivida por estas pessoas.
Na quarta-feira, dia 27 os alunos participaram dos 23º Jogos Recreativos das APAE´S do Conselho Regional de Irati. Os jogos, esse ano, foram realizados na Escola Espaço e Vida em Prudentópolis- Sede do Conselho. Participaram as 09 Escolas de Educação Especial do NRE de Irati e os alunos realizaram as seguintes atividades recreativas: boliche, boca do palhaço, arremesso no pneu, estourar balão, cobrança de pênalti, dança da Cadeira, corrida do saco e cabo de guerra. No termino das atividades aconteceu à cerimônia de entrega de medalhas e troféu para todas as escolas envolvidas.
Estes jogos servem para a interação social das APAES, sendo de suma importância, pois é um momento de reencontro o que contribui para que cada vez mais os nossos alunos estejam integrados na sociedade como membros efetivos da mesma.
A palestra “Os Elos Familiares” que estava marcada para o dia 29 de agosto foi transferida para 12 de setembro ás 14 horas na sede da escola. Para a diretora Ivana Carla Cordeiro da Silva Francos, “A Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla é um momento de reflexão e ação para que juntos com a comunidade escolar realizemos ações voltadas para uma melhor qualidade de vida e inclusão social, pois é necessário um momento especial para conhecermos e valorizarmos as diferenças entre nós e os outros”, complementa a diretora da APAE de Fernandes Pinheiro.