Sexta-feira, 22 de agosto de 2014
Última Modificação: 26/01/2017 15:21:00 | Visualizada 892 vezes
Ouvir matéria
Na manhã de sexta-feira, dia 22 de agosto, na Escola Municipal Floresval Ferreira, de Fernandes Pinheiro, foi realizada a cerimônia de entrega de premiação para os alunos classificados no 13º Concurso Brasileiro de Haicai-Infanto Juvenil-Edição de 2014.
O concurso teve início no mês de junho com o tema “inverno” e os alunos participantes foram dos quartos anos e que tem a responsabilidade das Professoras Tereza Cristina Ribeiro e Isléa Machado dos Santos Farias.
Na categoria infantil, quatro alunos da escola foram classificados dentro do concurso que é de nível nacional.
-Matheus dos Santos, de 08 anos.
-Thaís Aparecida Charaibe Garzuze, de 09 anos.
-Iuri Alan de Souza, de 09 anos.
-Geovana Cardoso Batista, de 10 anos.
Estiveram presentes, representantes do Núcleo Regional de Educação,de Irati e a Secretária Municipal de Educação de Fernandes Pinheiro, Thaís Padilha Goy.
A premiação dedicada para os alunos foi oferecida pela Escola Floresval Ferreira, sendo entregue para cada aluno vencedor, 1 kit escolar.
Segundo a diretora da escola, Jaqueline Piegat, a classificação dos alunos da escola dentro de um concurso muito importante, destaca ainda mais o grande trabalho e esforço que vem sendo realizado pela atual administração do município na área da educação.
“ Nós ficamos muito contentes e felizes, incluindo nossos professores, pois é num momento desses que nós vemos o trabalho de todos aqui na instituição” conclui Jaqueline.
O Haicai brasileiro, foi promovido inicialmente através de imigrantes japoneses, como por exemplo, H. Masuda Goga e Teruko Oda.
Ele basicamente se constitui em dois elementos que são concisão e objetividade e esta corrente define haikai como um poema escrito em linguagem simples, sem rima e estruturado em três versos que somam 17 sílabas poéticas, sendo 05 sílabas no primeiro verso, 07 no segundo verso e 05 no terceiro verso.
Além disso, o haikai tradicional deve conter sempre uma “ kigo”.
Estas são palavras ou frases utilizadas na poesia japonesa e que têm uma associação com uma estação do ano.
Haikai dos alunos classificados da Escola Floresval Ferreira:
Matheus dos Santos:
Sol da manhã
Os pardais de inverno
Cantam muito pouco
Thaís Aparecida Charaibe Garzuze:
Entra dia, sai dia
Lá vai a blusa de inverno
Juntinho de mim
Iuri Alan de Souza:
Na cama quentinha
A tosse logo volta.
Que gripe danada!
Geovana Cardoso Batista:
Na manhã de geada
Perto do fogão à lenha
Êta calor bom!